Os 10 melhores filmes de ação protagonizados por mulheres (1ª Edição)
Mulher-Maravilha marca o primeiro grande filme de super-heróis protagonizado por uma mulher, abrindo caminho para mais filmes solos de super-heroínas. Mas as protagonistas femininas nos filmes de ação, apesar de relativamente raras, têm uma longa história. Os primeiros nomes que vem à cabeça ao fazer uma lista como essa são Ellen Ripley e Sarah Connor, lendas supremas. Porém, vamos focar em filmes mais recentes ou, pelo menos, desse século.
10. A Espiã Que Sabia De Menos
Nessa comédia de ação, Melissa McCarthy mostra que é perfeitamente capaz de se tornar uma heroína de ação enquanto nos lembra do quão boa ela é como comediante. O filme supera inclusive outras incursões da atriz no gênero, como As Bem-Armadas e Caça-Fantasmas.
9. Victoria
Victoria pode ter um início lento, mas uma vez que a ação começa o espectador para de respirar. Mais detalhes aqui.
8. Jogos Vorazes
Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) pode não ter alcançado Ellen Ripley e Sarah Connor, mas ela chegou perto o suficiente. Com uma personalidade forte e bem desenvolvida, ela não representa um ideal de heroísmo, mas sim o heroísmo de qualquer pessoa que segue lutando mesmo quando a sorte não está a seu favor.
7. A Toda Prova
Nesse singelo thriller de espionagem, Gina Carano desce muita porrada e um pouco mais. A história e a narrativa podem não ser lá essas coisas, mas é o tipo de filme que compensa pela ação. Apenas veja esse trailer.
6. Hanna
Quando uma adolescente geneticamente modificada acha que está preparada para a missão para a qual ela foi treinada durante toda sua vida, a ação começa. E fica alucinante.
5. Rogue One – Uma História Star Wars
Eu ainda acho que a protagonista de Rogue One – Uma História Star Wars poderia ter mais destaque na estória, mas vê-la liderando a heroica missão que conseguiu roubar as plantas da Estrela da Morte foi radical o suficiente. Crítica aqui.
4. Salt
A trama de Salt pode ser um tanto exagerada, mas atinge com louvor seu objetivo: dar a Angelina Jolie a oportunidade de interpretar uma assassina imbatível e implacável, com direito a memoráveis sequências de ação. Em vários sentidos, lembra o (agora) aclamado e quase cult Despertar de um Pesadelo.
3. Kill Bill: Volume 1
A Noiva (Uma Thurman) dispensa apresentações e se inspira fortemente nos filmes de ação dos anos 1970 para derramar muitos litros de sangue na primeira dessa extravaganza do diretor Quentin Tarantino.
2. No Limite do Amanhã
Ok, oficialmente o personagem de Tom Cruise é o protagonista desse aqui, mas a Sgt. Rita Vrataski (Emily Blunt) rouba a cena e acaba se tornando o grande destaque do filme (crítica aqui). Algo semelhante quase acontece em Missão Impossível – Nação Secreta, sobre o qual escrevi aqui.
1. Mad Max – Estrada da Fúria
A Imperatriz Furiosa de Charlize Theron já nasceu clássica e deve permanecer assim. Comentário aqui.
Bônus Round: terror e suspense
Uma pequena lista de menções honrosas nos gêneros de terror e suspense:
Você é o Próximo
Triângulo do Medo
O Babadook
Águas Rasas (crítica aqui)
Quando as Luzes se Apagam (crítica aqui)
Corrente do Mal (comentário aqui)
E se você precisa de mais heroínas de ação, dê uma conferida nessa lista com 25 delas. Se isso ainda não for suficiente, essa lista tem 99 filmes de ação protagonizados por mulheres.
Veja Também:
- 15 Filmes de Ação Protagonizados por Mulheres (2ª Edição)
- 20 Séries de Ação Protagonizadas por Mulheres
- 15 Filmes com Mulheres de Ação (3ª Edição)
- 20 Filmes de Ação Protagonizados por Mulheres (4ª Edição)