MBTI: Qual o seu tipo de personalidade?


Uma das dicas para se ter mais felicidade é aplicar as qualidades e habilidades que você já possui. Para tal, você precisa se conhecer e entender as raízes e a natureza do seu próprio comportamento. Uma das ferramentas mais populares para a prática do autoconhecimento é a Tipologia de Myers-Briggs (MBTIMyers-Briggs Type Indicator), um método de tipificação de personalidades desenvolvido por Katharine Cook Briggs e por sua filha Isabel Briggs Myers com base no trabalho do psicanalista Carl Gustav Jung.

Clique para comprar

Essa tipologia possui dezesseis tipos de personalidade, representados por combinações de quatro letras que informam os tipos de atitudes ou as funções cognitivas dominantes de cada pessoa. Por exemplo, o tipo de personalidade ESFP, apelidado como o Animador, possui atitude Extrovertida, uma percepção de mundo Sensorial (com base nas sensações que consegue captar com seus cinco sentidos), geralmente toma decisões com base sentimental (F, do inglês Feeling, sentimento) e tem um estilo de vida Perceptivo (leva a vida de forma espontânea e adaptável, prezando pela experimentação).

Já o INTJ, conhecido como o Arquiteto, possui atitude Introvertida, uma percepção de mundo iNtuitiva (com base em ideias, imaginação, conceitos e pressentimentos), toma decisões com base mais racional (T, do inglês Thinking, pensamento) e tem um estilo de vida Julgador (preferem levar a vida de forma mais estruturada, seguindo planejamentos e regras gerais).

As combinações entre essas oito letras (E, I, S, N, F, T, P e J) em suas devidas posições (ou dimensões) resultam nos dezesseis tipos de personalidades do MBTI. A tabela abaixo lista esses tipos, seus apelidos e algumas de suas funções cognitivas.

tabela mbti tableCaso esteja ansioso para saber qual o seu tipo MBTI, um teste online pode ser realizado aqui: 16Personalities.

Porém, os resultados desses testes jamais devem ser considerados verdades absolutas. Para começo de conversa, uma mesma pessoa pode ter resultados diferentes em diferentes momentos de sua vida ou mesmo em diferentes momentos de sua rotina. Por exemplo, o seu temperamento e nível de fadiga podem influenciar a forma como você responde as perguntas do questionário e, consequentemente, podem alterar o resultado final. Dessa forma, pode ser que você tenha resultados diferentes se fizer o teste depois de um longo e cansativo dia de trabalho ou se o fizer em uma tranquila tarde durante um feriado.

Além disso, a motivação por trás do trabalho de Jung e do MBTI não é classificar as pessoas em “caixinhas”, mas sim ajudá-las a identificar seus padrões de comportamento e a trabalhar os aspectos que precisam de melhorias ou adequações. Se uma pessoa faz o teste e passa a acreditar em algo tipo “eu sou assim e pronto”, então o propósito da classificação foi completamente deturpado. O autoconhecimento é importante para a nossa evolução, e não para servir como justificativa (ou como “muleta”) para nossos erros e limitações.

Também é importante levar em conta que as quatro dimensões do MBTI não são binárias, mas sim espectrais. Em testes como o citado anteriormente, o resultado de cada uma das dimensões vem em porcentagens, indicando o quanto a pessoa se encaixa em cada opção. Por exemplo, um INTJ pode ter uma percepção de mundo 55% Intuitiva e 45% Sensorial, o que significa que ele também percebe o mundo de forma Sensorial, mas o lado Intuitivo tem uma leve predominância.

Um outro INTJ pode ter uma percepção 90% Intuitiva e 10% Sensorial, o que representa uma predominância muito mais significativa da Intuição. Dificilmente uma pessoa terá um resultado que se encaixe 100% em qualquer uma das dimensões, já que a vida e nossas experiências práticas vão exigir abordagens diferentes nas diferentes situações pelas quais passamos no dia a dia.

Indo além, cada tipo MBTI possui funções dominantes, auxiliares, terciárias e inferiores. Voltando ao exemplo do ESFP, ele possui como Função Dominante a Percepção Extrovertida e como Função Inferior a Intuição Introvertida. Isso significa que a Percepção Extrovertida é a função mais comum e confortável na vida dessa pessoa, definindo como ela percebe e interage com o mundo. Consequentemente, sua função inferior é o completo inverso, a Intuição Introvertida, o que significa que a pessoa estranha o uso dessa função e fica fora de sua zona de conforto quando precisa utilizá-la.

Em outras palavras, a função dominante é aquela na qual cada pessoa tem desenvoltura e facilidade, enquanto a função inferior é aquela cuja aplicação lhe é mais cansativa ou inconveniente. Já a função auxiliar (ou secundária) entra em ação para ajudar a função dominante em suas limitações ou pontos cegos. A terciária, por sua vez, atua para equilibrar eventuais excessos na atuação da função secundária, sendo seu completo oposto.

Outra forma de se explicar o relacionamento entre essas funções é hierarquizá-las em níveis de desenvolvimento, com a mais desenvolvida (ou madura) sendo a função dominante e a menos desenvolvida sendo a função inferior. No blog Introvertidamente, elas são apresentadas como os ocupantes de um carro: o condutor (função dominante), o co-piloto (função secundária), o adolescente (função terciária) e a criança (função inferior, a menos madura).

Diante de todas essas nuances, fica claro que a tipologia MBTI é muito mais uma ferramente de autoconhecimento do que uma forma de categorizar pessoas. Seu uso pode até ser útil durante testes vocacionais, mas é desencorajado e considerado antiético em processos seletivos para vagas de emprego. Como dito anteriormente, os resultados do teste podem variar para uma mesma pessoa (a depender do momento ou da metodologia), não fazendo sentido tomar decisões de longo prazo com base nele.

Desde que tratados corretamente, os testes online não são nocivos e podem ser o ponto de partida para uma jornada de autoconhecimento. Porém, o ideal é que o teste de personalidade MBTI seja aplicado e interpretado por profissionais qualificados, que irão guiar o processo e aplicarão outros métodos e ferramentas da psicologia e da psicanálise para ajudar cada pessoa individualmente.

Testes MBTI online:

Veja também:

  • Boo: app de namoro (e que também serve como rede social) que leva em conta a compatibilidade entre os tipos de personalidade.
  • Como identificar meu perfil MBTI: