10 Séries sobre Radicalização Ideológica


Quando um processo de radicalização ideológica tem início, pouco importa se ele é de matriz política ou religiosa, ou mesmo de qual campo político ou de qual religião específica ele se originou. O que realmente importa é que o fanatismo torna as pessoas cegas não apenas para a razão, mas também para suas próprias identidades. É isso o que acontece com alguns dos personagens das dez séries abaixo.

1. Homeland (2011)

radicalização ideológica 5Star+ · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nicholas Brody (Damian Lewis) é um militar americano que volta para seu país como um herói depois de passar anos como prisioneiro de guerra. Carrie Mathison (Claire Danes) é uma agente da CIA que tem motivos para acreditar que Brody foi radicalizado por terroristas islâmicos. Mathison precisa então colher evidências da radicalização de Brody e evitar que ele concretize o plano que, supostamente, foi enviado para executar.

2. The Little Drummer Girl (2018)

Prime Video · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

A jovem atriz inglesa Charmian “Charlie” Ross (Florence Pugh) é recrutada pelo Mossad para se infiltrar em um grupo terrorista palestino. Porém, enquanto os espiões empregam métodos cada vez mais questionáveis, ela começa a simpatizar com a causa da população que vive sob o domínio militar de Israel. Com o passar do tempo, fica difícil para Charlie definir a fronteira entre a personagem que está interpretando e sua própria personalidade. Resenha completa aqui.

3. Condor (2018)

Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Na primeira temporada de Condor, depois de ajudar a evitar um atentado terrorista planejado por radicais islâmicos, o analista da CIA Joe Turner (Max Irons) se torna alvo de assassinos e é acusado de um crime que não cometeu. O que ele não esperava é que, enquanto tentava provar sua inocência, ele teria que lidar com um outro processo de radicalização, que está ocorrendo dentro da própria CIA. Resenha completa aqui.

4. Califado (2020)

radicalização ideológica 6Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em Califado, a jovem sueca Pervin (Gizem Erdogan), que foi recrutada por radicais do Estado Islâmico e está morando na Síria, entra em contato com a agente de inteligência Fatima (Aliette Opheim) para tentar voltar para casa. A história se inspira em casos reais de adolescentes europeus que são radicalizados online por meio de propaganda religiosa e promessas de glória e salvação.

5. Agentes do Caos (2020)

HBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Em Agentes do Caos, o documentarista Alex Gibney destrincha tudo o que se sabe sobre os esforços russos para influenciar as eleições americanas de 2016. Na ocasião, a inteligência russa utilizou várias táticas de desinformação para insuflar a polarização política dentre o eleitorado e inspirar a desconfiança no processo eleitoral e nas instituições democráticas dos EUA. O resultado foi uma radicalização de parte da população que até hoje ecoa na realidade do país. Crítica completa aqui.

6. The Plot Against America (2020)

radicalização plotHBO Max · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Nessa versão alternativa da História dos EUA, baseada em um romance de 2004, a eleição presidencial de 1940 é vencida por Charles Lindbergh (Ben Cole), um popular aviador e herói nacional que possuía visões de extrema-direita e, suspeita-se, era um simpatizante nazista. A minissérie mostra as consequências do crescimento eleitoral de Lindbergh sobre a vida de uma típica família judia, que passa a lidar com ataques antissemitas cada vez mais frequentes e violentos. A retórica do novo presidente e sua relação amigável com a Alemanha Nazista criam um generalizado clima de intolerância, no qual é impossível a democracia sobreviver.

7. Falcão e o Soldado Invernal (2021)

falcon and the winter soldier 1Disney+ · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Na trama de Falcão e o Soldado Invernal, os dois super-heróis do título precisam enfrentar um grupo de radicais que utiliza um soro de super-soldado. No processo, eles contam com a improvável ajuda do vilão Barão Zemo (Daniel Brühl), que é veementemente contra a ideologia por trás da ideia de super-heróis. Em determinado ponto, ele diz que “o desejo de se tornar um super-herói não pode ser separado de ideias supremacistas”. Resenha completa aqui.

8. Missa da Meia-Noite (2021)

missa da meia-noite 1Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Missa da Meia-Noite pode ser descrita como uma minissérie sobre a lenta e quase imperceptível radicalização de uma pequena comunidade isolada em uma ilha. Por focar apenas nos resultados positivos dos “milagres” que começam a acontecer depois da chegada do padre Paul (Hamish Linklater), os moradores do local ignoram completamente os sinais de que algo muito errado pode estar ocorrendo. Muitos deles só percebem o erro quando é tarde demais, depois que eles já se tornaram algo que não reconhecem. Crítica completa aqui.

9. Glória (2021)

glória 1Netflix · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Traumatizado pelo o que viu e pelo o que fez durante a Guerra de Independência de Angola, o português João Vidal (Miguel Nunes) é facilmente recrutado por espiões soviéticos durante a Guerra Fria. Sua missão principal é espionar e sabotar a Rádio Retransmissão, emissora que transmitia mensagens anticomunistas para o leste europeu. Porém, depois de algumas missões, ele também começa a questionar a “nobreza” de seus novos mestres. Crítica completa aqui.

10. Slow Horses (2022)

slow horses 2Apple TV · Trailer · Filmow · IMDB · RottenTomatoes

Uma das subtramas da primeira temporada da série de espionagem Slow Horses mostra um grupo de jovens britânicos racistas e xenófobos, realçando a estupidez e a falta de visão desse tipo de radicalização. Porém, a série também deixa claro que esse é um tipo de estupidez que pode ter consequências mortais, especialmente quando incentivada por forças que também possuem objetivos escusos. Crítica completa aqui.